sábado, 17 de abril de 2010

Macarronada al Sugo (ou seja, à base de tomates, báh, tenho que explicar tudo neste blog!)

Todo macho moderno que se preze, necessita saber como preparar um bom molho de tomates para macarronada. É prático e perfeito para um jantar romântico regado a vinho tinto, ou simplesmente um modo fácil e rápido para matar a fome. E para receita ter sucesso, não só vou ensinar todos os passos da macarronada, mas também como melhorar uma das maiores invenções do homem: o molho pronto!

Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1/2 pacote de macarrão grano duro;
- Molho pronto de boa qualidade (uma marca boa, como Cica ou Knorr);
- Manjericão desidratado;
- Sal;
OBS: Às vezes se faz necessário um pouco de açúcar, que será explicado mais à frente.

Modo de preparo:
A primeira coisa a se fazer, é dar uma melhorada no molho pronto. Não seja pão-duro e compre um molho de boa qualidade, de marcas famosas. Outros molhos baratos são geralmente aguados, acreditem, já experimentei e fica uma porcaria. Para esta receita, não invente, compre o molho tradicional. À medida que o leitor começar a se tornar um cheff, aí sim comece a inovar com molhos temperados!

Aqueça o molho pronto em uma panela pequena em fogo baixo, vá mexendo com uma colher para que o molho não espirre em sua roupa, pois muitas vezes, macho que é macho não usa avental, e consequentemente pode se sujar um pouco. Quando o molho aquecer, acrescente manjericão desidratado à gosto. Eu não uso o natural, pois nunca sei qual é o tipo certo, o desitratado é sempre o que dá o sabor correto, não tem erro. Para a medida que estamos fazendo, use uma colher de sopa rasa de manjericão. Esmague as folhas com as mãos para liberar o aroma. Misture um pouco e experimente o molho. É comum o molho pronto ter um sabor muito ácido, então, para driblar este probleminha da indústria, adicione um pouco (eu disse: um pouco) de açúcar. Misture e experimente novamente, vá adicionando pequenas porções de açúcar e experimentando até que o molho esteja a seu gosto. Não exagere no açúcar, apesar de que isto pode acontecer algumas vezes. Porém não é nada que não possa ser consertado com uma pitada de sal, caso exagere na parte doce do molho. Com o tempo, a quantidade de manjericão e um pouco de açúcar (quase sempre necessário) será adicionada automaticamente pelo cozinheiro. O manjericão serve para deixar o molho cheiroso e levemente picante, não é pimenta, então acredite quando falo "levemente". Eu sugeri uma colher de sopa rasa de manjericão, mas como eu gosto muito deste tempero sempre coloco o dobro, vai das tentativas e do gosto do freguês.

Depois de melhorar o molho pronto, tampe a panela para não espirrar por toda a cozinha e comece a aquecer água para o macarrão. Para não fazer feio num jantar à dois, prefira a marca Barilla. É cara pra dedéu, mas é o melhor macarrão grano duro. Se você não for tão abonado, pode escolher outras marcas. O importante neste tipo de macarrão é o tempo de cozimento, sempre indicado na embalagem, que dura geralmente entre 8 e 11 minutos. Para duas pessoas, metade da embalagem serve. NÃO É NECESSÁRIO ADICIONAR ÓLEO. Aqueça a água até plena fervura (borbulhando), depois adicione o macarrão e sal a gosto (uma pitada basta) e espere novamente pela fervura, só então comece a contar religiosamente o tempo previsto na embalagem, eu não costumo baixar o fogo em nenhum momento, e a receita dá certo sempre. Religiosamente, não significa rezar em frente ao fogão para que dê tudo certo, mas não deixe o tempo de cozimento passar. O macarrão à base de grano duro, deixa a pasta "al dente", ou seja, com uma textura mais dura e agradável ao paladar. Se você seguir corretamente a receita e o tempo de cozimento, não ache que o macarrão precisa de mais um tempinho no fogo, você já estará pagando mais que o dobro de uma macarrão a base de ovos justamente para ter esta textura diferente, igual se come na Itália;

Depois de pronto, "eccho la pasta"! Sirva o macarrão numa vasilha bem bonita, com o molho por cima e queijo parmesão polvilhado à gosto.

Um vinho tinto de boa qualidade e luz de velas também completa esta receita fácil e saborosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário