sábado, 17 de abril de 2010

Impressões sobre a Carabina de Pressão Gamo Hunter 440 5,5mm (com modificações)


Comprei aproximadamente há 1 ano, uma carabina Gamo Hunter 440 5,5mm. Antes de testá-la com a mola original, já coloquei gás-ram e um gatilho Fire Lizard.

É uma carabina boa, bonita, precisa para diversão, principalmente com o gatilho Fire Lizard. Todos os fóruns de discussão elogiam os modelos Gamo, mas particularmente, achei que peca muito no acabamento. Muitas peças plásticas, e no caso das partes em madeira de lei (sabe Deus o que é considerado madeira de lei na Espanha), já percebe-se a falta de capricho. Em algumas partes visíveis, porém internas, próxima à alavanca da arma, existem muitas farpas, a madeira é leve, porém frágil, qualquer esbarrão é um risco novo em sua carabina nova. A madeira utilizada na CBC Montenegro passa a impressão de ser muito superior.

Não podemos esquecer que, na Espanha, estas carabinas são populares, baratas, e somente no Brasil, com poucas opções, é que elas se tornam um pouco mais desejadas e caras devido às taxas de importação, atravessadores, etc.

Não deixa de ser uma ótima carabina, com boa precisão. Mas não esperem acabamento fora de série. Lado-a-lado de uma CBC Montenegro, alguns até arriscam dizer que o acabamento da carabina nacional é melhor, mas na hora de atirar, a diferença de desempenho é gritante em favor do modelo Hunter 440, em minha opinião, esta diferença se faz mais em relação ao gatilho superior dos modelos Gamo (que também não são nenhuma maravilha, ainda assim, superiores). Mesmo com o gatilho e mola originais, com os quais já tive a oportunidade de atirar em outras carabinas Gamo Hunter, é uma arma superior às CBCs nacionais. Em minha opinião, um bom gatilho é 90% da qualidade da arma. Mesmo assim, pelos preços absurdos devido às taxas de importação, não vale a pena o gasto para atirar em latas. Eu costumo utilizar a minha em outras atividades e estou muito satisfeito. Para diversão em latas e afins, prefira os modelos nacionais.

Outra coisa que não gostei foi a massa de mira plástica e sem proteção alguma, fica difícil acondicionar a arma em uma bolsa simples, pois algum esbarrão mais forte pode danificar a peça plástica que segura a fibra ótica. No mais, o aparelho de pontaria é muito satisfatório em condições de boa luminosidade. A alça de mira tem um sistema de ajuste manual, porém sem marcações numéricas, mas uma vez que ajustei minha carabina, em 1 ano de uso e com aproximadamente 2.000 tiros, não precisei refazer qualquer ajuste.

Devo admitir que meu descontentamento com a arma é mais em relação aos preços praticados pelo mercado brasileiro, pois se pagasse os preços europeus, o custo-benefício seria perfeito.

Sou muito crítico para que as pessoas conheçam realmente o que vão levar, mas não deixaria de comprar esta arma novamente e já estou planejando a compra de uma segunda carabina, desta vez de 4,5mm, para praticar mais e economizar nos preços dos chumbinhos. Vou deixar a Gamo Hunter 440 de 5,5mm para algumas atividades mais particulares. Na próxima, talvez só trocarei o gatilho, pois para diversão em latas, o gás-ram será um gasto à toa.

Estou querendo conhecer um modelo Cometa para segunda carabina. Moro em Brasília e ainda não encontrei nenhum revendedor desta marca. Não comprarei pela Internet justamente para conhecer de perto os detalhes de acabamento.

Apesar de alguma falta de capricho do projeto da Gamo Hunter 440, como o excesso de peças plásticas (que o fabricante fala ser uma vantagem em relação ao peso, e talvez realmente o seja), e a madeira ruim, tenho passado ótimos momentos de diversão, e prefiro a Gamo Hunter à CBC Montenegro, que também é uma boa arma para brincadeira com latas, talvez a mehor relação custo-benefício no mercado nacional.

Não deixe de conhecer o site http://www.tocandira.com.br, com artigos sobre armas de pressão, facas e canivetes, incluindo um fórum sobre os temas relacionados.

Um comentário: