sexta-feira, 27 de março de 2009

Arroz

A receita de ovos fritos quebra o maior galho, mas aprender a cozinhar um pouco de arroz também é muito útil para os cozinheiros de um modo geral. Com o tempo, iremos evoluindo nas receitas, até que possamos preparar pratos mais elaborados, condizentes com a capacidade de adaptação do macho moderno, mas até lá, tenhamos paciência com as receitas mais triviais...

Eu gosto mais de arroz do tipo 1, mas a receita também dá certo com arroz parboilizado, com a vantagem que não precisa adicionar óleo neste tipo de arroz pra ficar soltinho.

Ingredientes (para 2 pessoas ou 3 pessoas):
- Arroz (usarei um copo de requeijão como medida);
- Óleo (opcional para arroz parboilizado);
- Sal;
- Alho (opcional).

Modo de preparo:
Aqueça um pouco de óleo no fundo da panela. Misture uma porção de arroz no óleo quente. Eu costumo usar um copo de requeijão como medida, e com os devidos acompanhamentos, esta quantidade irá servir 2 ou 3 pessoas, dependendo do apetite de cada um. Algumas pessoas dizem que é necessário fritar bem o arroz pra que ele não fique grudento, mas em minhas experiências, comprovei que isto não passa de mais uma lenda urbana, pois é a quantidade de óleo e água que darão este efeito profissional no arroz.

Após misturar o arroz no óleo, adicione de duas a duas partes e meia de água para a quantidade de arroz utilizada, tanto faz se é copo de requeijão, de vinho ou de cerveja, o importante é usar a mesma medida do arroz para adicionar a água.

Adicione sal à gosto. Para quem não sabe cozinhar, a expressão "sal a gosto" é uma terrível caixinha de surpresas. Eu não gosto de comida muito salgada, então sugiro que para a quantidade proposta, adicione uma colher de chá rasa de sal, ou um pouco menos que isso. Se não ficar do agrado, das outras vezes basta adicionar ou retirar a quantidade até que fique finalmente "ao gosto do freguês".

Deixe a tampa da panela um tanto aberta, não muito para não secar muito rápido a quantidade de água e nem muito fechada para que as bolhas façam uma bagunça em seu fogão.

Eu costumo deixar sempre em fogo baixo, pois se esquecer em fogo alto, a água irá secar depressa demais, e a receita não dará certo.

A parte mais importante do processo é não abandonar a panela no fogo sob pretexto algum. Ler seus emails pode fazer com que você fique tempo demais afastado de sua refeição, que irá queimar rapidamente sem dó. Aconselho a ir fazendo outras atividades, como temperando a salada, fritando um ovo ou algo ligado à refeição.

O arroz estará pronto quando pequenos estralos começam a serem ouvidos. O ponto ideal é descoberto após algumas tentativas, mas não desista, em pouco tempo você conseguirá encontrar o ponto ideal. Quando começar a estralar, com uma colher verifique se o fundo da panela já não tem água, então é a hora ideal para desligar. Algumas pessoas costumam deixar a panela tampada por alguns minutos, eu geralmente dispenso esta etapa.

Para quem tem o paladar mais exigente, frite um dente de alho esmagado no óleo antes de adicionar o arroz. E como sugestão de boa saúde, experimente arroz parboilizado sem óleo!

Um comentário:

  1. Teu cognato disse que vai te mandar uma receita de arroz com brocolis. Delicia e bem facinha tb ;)

    ResponderExcluir