terça-feira, 27 de julho de 2010

Metodologia para Analistas Técnicos em Operações de Curto Prazo

Já atuei alguns anos como pequeno investidor na Bovespa, hoje prefiro operações de médio e longo prazos. Abaixo seguem algumas dicas que utilizava quando acompanhava a bolsa diariamente, espero que auxilie em alguma coisa.

-Mesmo que acompanhe o mercado diariamente, evite comprar e vender continuamente. Use este tempo disponível com paciência para estudar e aguardar os melhores pontos de compra e venda frutos de sua análise.

-Aguarde pacientemente por momentos claros de reversão, nem que leve dias para isso. Não adivinhe o fundo ou o topo, quando eles ser formarem você terá tempo para fazer bons trades com segurança.

-Antes de entrar ou sair de um ativo, procure avaliar empresas do mesmo setor e a saúde do índice bovespa ou outro de sua preferência.

-Day-trades são bons somente para sair das operações que não deram certo desde o primeiro dia ou quando os lucros forem realmente atrativos. Na maioria dos casos quem lucra mais é sempre a corretora.

-As melhores compras são feitas durante os 30 minutos finais de pregão, onde a tendência já foi confirmada por profissionais. Tenha na cabeça os gráficos próximos de suportes e resistências e desenhe o candle do dia em sua mente ou num pedaço de papel para ajudar a antecipar boas operações.

-Prefira papéis com tendência definida pra cima ou para baixo, dependendo a ponta de sua operação.

-Nunca coloque seus estopes muito próximos dos preços de compra, pois as variações são normais, o importante é prestar atenção na tendência do papel. Seja disciplinado e não se lamente por lucros virtuais após zerar sua posição, mas lembre das vezes que esta atitude salvou seu capital.

-É ótimo comprar no rompimento de resistências históricas, pois é sinal de força do ativo.

-Diversifique sempre e com empresas de setores diferentes. Dê preferência a papéis de boa liquidez e com variação “normal”. Grandes variações podem trazer tanto grandes lucros como grandes prejuízos. Resista às tentações e não entre no mercado para jogar, neste caso um cartão de loteria é mais barato.

-Seja sempre paciente e disciplinado, tenha em mente que mesmo com todas as análises, as probabilidades de acerto são sempre de 50%, pois as variáveis envolvidas no mercado são infinitas. Estopar as posições incertas e perdedoras logo no início diminuem frustrações no fechamento do mês.

-Tenha uma análise simples, usando as Linhas de Tendência de Alta e Baixa, candles de reversão, traços para identificar suportes e resistências. Use sempre o volume para ajudar nas decisões sobre rompimentos de resistências e em pontos de reversão. Use um oscilador para identificar áreas de sobre-compra e sobre-venda e para confirmar algumas operações mais difíceis de enxergar, mas eleja apenas um deles (o Estocástico é um bom exemplo). Nunca um oscilador ou indicador será mais importante que um bom candle com volume razoável próximos a linhas de suporte e resistência.

-Estude o suficiente para ser independente. Nunca opere com dicas de fóruns, estranhos e baseado em notícias.

-Se o seu sistema nervoso não permitir este tipo de estratégia disciplinada ou suas operações estiverem interferindo em seu sono, tente investir no longo prazo utilizando análise fundamentalista para procurar as melhores empresas e análise técnica para melhorar a performance na entrada dos ativos. Se mesmo assim a sua saúde for comprometida, então o mercado de renda variável não faz seu perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário