quarta-feira, 28 de abril de 2010

Diferença entre Escopeta, Espingarda, Carabina e Fuzil

Escopetas, espingardas, carabinas e fuzis são armas longas e portáteis, cujas dimensões permitem que sejam transportadas por um único homem, mas não conduzidas em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo.

É importante também que possamos entender sobre a Alma do Cano, que é a face interna do cano, podendo ser lisa ou raiada (geralmente de forma helicoidal). Os raiamentos de forma helicoidal têm a finalidade de imprimir movimento de rotação nos projéteis, que lhes garante melhor estabilidade e precisão.

Então, primeiramente, as armas longas podem ser classificadas quando à alma do cano:
- Raiada (carabinas e fuzis);
- Lisa (escopetas e espingardas).

As armas de alma lisa podem disparar projéteis mútiplos, chamados balins, ou um único projétil, denominado balote. Podem ser utilizadas também para o uso de munição menos letal, entre outras finalidades de uso policial. As armas de alma raiada disparam um único projétil.

Quanto ao tamanho do cano para armas de alma raiada, temos:
- Carabina, para canos até 18 polegadas;
- Fuzil, para canos maiores que 18 polegadas.

Quanto ao tamanho do cano para armas de alma lisa, temos:
- Escopeta, para canos menores que 13 polegadas;
- Espingarda, para canos maiores que 13 polegadas.

Rifle é um termo genérico para designar uma arma portátil com cano raiado (fuzis e carabinas).

Fonte: Apostila Uso Legal e Progressivo da Força do Curso de Formação da Polícia Civil do Distrito Federal de 2008.

OBS: lendo a respeito na Wikipédia e em outras fontes na Internet, é possível aprender muito mais e verificar, por exemplo, que o termos como espingarda e fuzil podem ter usos diferentes em outros países. Também não existe consenso no tamanho do cano, porém, o importante, é saber a diferença das armas longas de alma lisa e raiada. O objetivo deste post obviamente foi o de passar algumas noções gerais, existem ótimas fontes na Internet para aprofundar-se no tema. Como sempre, sugiro uma consulta ao Dr. Google!

Não deixe de conhecer o site http://www.tocandira.com.br, com artigos sobre armas de pressão, facas e canivetes, incluindo um fórum sobre os temas relacionados.

Um comentário:

  1. Obrigado, Gasparello. Estou traduzindo uma série americana sobre armas, e faço muita confusão com esses termos. O seu post foi uma das explicações mais claras que já vi.
    Abraço,
    Marcelo Nunes - São Paulo, SP

    ResponderExcluir