quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ajustando minha Luneta Tasco 3-9X32 na Gamo Hunter


Hoje estive em um estande de tiro do Distrito Federal para ajustar minha luneta Tasco na Carabina Gamo Hunter 440 5.5mm. A luminosidade estava ótima, mas havia muito vento, o que não é bom para os chumbinhos. Já comecei a brincadeira com um alvo de 5 centímetros quadrados a 40 metros de distância. Sempre atirando apoiado, consegui acertar satisfatoriamente no alvo, mas não no centro. Resolvi aproximar mais, com tiros a 20 metros, também apoiado. Fiz alguns ajustes mais finos e consegui ótimos agrupamentos em 1 centímetro quadrado.

Estou meio chateado, pois minha carabina está com uma grande recuo à esquerda, o que não me permite ter o mesmo ajuste em pé e apoiado. Vou acabar ajustando para tiro em pé, pois é o mais útil durante minhas atividades de diversão, e para algumas brincadeiras de sniper vou acabar compensando, ou quem sabe me animo e compro outra carabina, uma para cada atividade.

Não pude voltar com novas tentativas à 40m, pois havia um treinamento da Força Nacional no local, e a cada momento um ou outro policial, que não estava participando do treinamento, ficava curioso com a carabina e a luneta, sempre pedindo pra dar uns tirinhos. Esquisito isto, já que utilizam fuzis com certa frequencia, mas vá lá, todos ficaram pasmos com o gatilho Fire Lizard. Vou voltar no mesmo estande outra dia para, sozinho, conseguir ter a calma necessária nos ajustes da luneta para tiros mais longos.

Apesar de não ter conseguido atingir meus objetivos hoje, a luneta Tasco se mostrou muito boa. Fixei-a na carabina utilizando somente dois rings, porém com os parafusos bem apertados, e não tive problemas com o deslocamento da luneta devido ao recuo.

Tenho um Red Dot também Tasco, e vou ter que fazer algum improviso para evitar os deslocamentos que ocorrem utilizando a mesma carabina, já que apertei os parafusos do tipo allen até sair água, mas ainda não consegui fixá-lo direito.

Trocando um pouco de assunto, o Red Dot é muito bom até 20 metros, mais que isso o tiro já complica muito (estou falando neste caso, de tiros em pé, sem apoio). Com esta experiência anterior com o Red Dot, fiquei insatisfeito por só conseguir bons resultados utilizado uma luneta aos 20 metros de distância, e apoiado. Tenho certeza que da próxima vez, vou conseguir regular direitinho.

Outra coisa que ainda não fiz, foi utilizar o retículo iluminado da luneta em condições de baixa luminosidade. Tenho certeza que vou me divertir muito com esta possibilidade!

Não deixe de conhecer o site http://www.tocandira.com.br, com artigos sobre armas de pressão, facas e canivetes, incluindo um fórum sobre os temas relacionados.

3 comentários:

  1. gosto de carabinas de pressao desde criança sempre usei a rosse comprei a minha com meu primeiro salario no ano de 1982 vendi a espingada de chumbinho para comprar minha primeira moto me arrependo ate hoje nao pela moto mas pela espingarda

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL SEU DEPOIMENTO EU TENHO UMA NITRO X 1000 COM UMA TASCO MAS NAO ESTOU MUITO SATISFEITO COM A LUNETA ELA SEMPRE DA UMA DESCALIBRADA COM POUCOS DISPAROS JA TENTEI DE TUDO ELA SEMPRE ME DEIXA NA MAO SEM CONTAR UMA VEZ Q FUI CAÇAR ANDEI PRA CARMBA NA HORA DO DISPARO ELA EMBAÇOU PRA CARAMBA FUI EMBORA ABRI A PARTE DA FRENTE E TINHA SOLTADO UMA LENTE QUANDO VI QUASE QUEBREI DE RAIVA MAS AI PENSEI NO DINHEIRO GASTO RESOLVI ARRUMAR DEI UNS APERTOS FICOU BELEZA ATE HJ NAO SOLTOU MAIS E ESPERO Q NA PROXIMA VEZ NAO ACONTEÇA DE NOVO SO QUERO SABER COMO FAÇO PRA ELA NAO DESCALIBRAR TAO FACIL POIS O RECUO DA NITRO E BEM MENOR Q DA MONENEGRO GII.TODA AS DICAS SAO MUITO BEM VINDAS AGRADEÇO DESDE JA.VALEU.

    ResponderExcluir
  3. não é indicado usar luneta nas serie X acima de 1000 ,por serem mt fortes,ja chegaram a quebrar algumas lunetas

    ResponderExcluir