quinta-feira, 26 de março de 2009

Ovos Fritos

Não existe consenso sobre uma quantidade de ovos saudável a ser consumida. Vamos aproveitar o benefício da dúvida e fritar uma simples e saborosa refeição! Ovos podem ser uma excelente companhia para pães, arroz e restos do almoço de ontem. Ovos são a salvação da lavoura quando bate aquela fome e não temos paciência para algo mais elaborado.

Ingredientes e utensílios:
- Uma frigideira de teflon;
- Uma espumadeira de material mais mole que metal;
- Um ou mais ovos;
- Óleo;
- Sal.

Modo de preparo:
Se é necessário ler uma receita para fritar ovos, certamente você não tem prática na cozinha, então isso explica a necessidade de uma frigideira de teflon! Não se aventure com frigideiras velhas, pois o risco de sua refeição grudar é grande. Além do mais, uma desventura logo no início do aprendizado pode causar uma frustração que fará com que você se afaste da arte da cozinha por um tempo, quissá, para sempre. Uma frigideira pequena o suficiente para um ou dois ovos, não custa mais do que R$15,00. O investimento vale a pena, além do mais, este utensílio será utilizado em outras receitas.

Quanto à espumadeira, não sei dizer de que material é feito, é um material meio parecido com plástico, mas obviamente, fique longe das de metal, pois poderá danificar sua frigideira nova!

Vamos ao que interessa!

Adicione óleo na frigideira o suficente para cobrir o fundo da panela. Mas não exagere a ponto de cobrir os ovos, pois é óleo pra dedéu e pode fazer mal. Como a quantidade de óleo é pequena, não é necessário aquecer por muito tempo, imagino que em 1 minuto já é possível adicionar um ou mais ovos para fritar. Eu geralmente começo em fogo alto, e lá pro meio da receita troco para fogo baixo, mas se você não tem experiência, tanto faz a altura do fogo.

Adicione uma pitada de sal por cima do ovo enquanto ele frita.

Se você gosta de ovos mal-passados (ou malpassados, sei lá), vá jogando com cuidado o óleo quente na parte de cima do ovo, até que fique do seu agrado. Para não arrebentar a gema, é necessário um pouco de habilidade, mas isso você consegue com o tempo, o importante é não desanimar com os primeiros fracassos. Ao contrário, se você prefere ovos bem-passados (ou bempassados, ou outra coisa), sugiro que quebre a gema, então espere tempo suficiente até que os ovos fiquem mais sólidos na parte de baixo e depois vire com a espumadeira. Eu prefiro virar como se faz com panquecas, jogando o ovo para cima, mas requer um mínimo de prática. Se for tentar a técnica, faça em cima de uma pia.

Com o ovo ou ovos prontos, é só degustar! Sugiro um belo sanduíche com alguns quitutes da geladeira, como fatias de queijo, presunto e quem sabe até uns pedaços de picles.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário