quarta-feira, 12 de maio de 2010

Eu Quero Acreditar



Recentemente assisti a alguns programas na TV paga, que revelam as idéias de Stephen Hawking de forma muito didática, para leigos, sobre viagens no tempo para o passado e futuro e sobre visitas alienígenas. Sem as idéias ridículas da muitos ufólogos que desejam provar suas convicções "à força", tudo baseado em teorias físicas e obviamente na razão. Vale a pena conhecer mais a fundo suas idéias e seu trabalho, mesmo que não sejamos físicos.

Entre outras coisas, ele explica o porquê de não ser possível a viagem no tempo ao passado, cita alguns paradoxos se esta possibilidade fosse possível. Porém a idéia mais clara de que a viagem no tempo ao passado é impossível (apesar de outros físicos tentarem provar ao contrário), vem do fato de que até agora, por algum motivo, não fomos visitados por viajantes do futuro.

Sobre viagem no tempo ao futuro, vale a Teoria da Relatividade e das possíveis tecnologias que possibilitariam esta façanha, como utilizar a força dos buracos negros e naves ou trens que pudessem viajar próximos à velocidade da luz.

Sobre alienígenas, entre algumas opções de contato citadas e suas justificativas, a mais provável seria a que civilizações colonizadoras, que tiveram seus recursos naturais esgotados em seus planetas de origem ou seus planetas foram destruídos por desastres naturais, estivessem em uma viagem sem fim, à procura de suprimentos que pudessem abastecer suas naves e sua tripulação, ou até mesmo procurando novos planetas para colonizar. Esta teoria se justificaria, pois as viagens somente para contato seriam muito difíceis, devido à distância de anos luz entre planetas habitados por vida inteligente, o que impossibilitaria viagens de ida-e-volta somente com o objetivo de pesquisas.

Claro que as explicações não são tão simples, mas o Dr. Google está aí para quem se interessar mais. Infelizmente não lembro qual o canal nem o nome dos programas, mas acho que foi na Discovery Channel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário