domingo, 25 de abril de 2010

Segurança na Prática de Tiro com Armas de Pressão

Muitas pessoas acham que as armas de pressão são brinquedos, que podem ser colocadas na mão de crianças sem orientação. Definitivamente, armas que atiram chumbinhos, principalmente as mais modernas, devido às molas mais fortes, causam muitos estragos e devemos tomar todos os cuidados com a segurança, como se estivéssemos atirando com armas de fogo.

O primeiro passo é ter sua arma devidamente desmuniciada, travada e acondicionada em uma bolsa ou maleta, longe do alcance de crianças, tirando-a de seu armazenamento seguro somente no local do tiro.

Uma vez com a arma na mão, NUNCA aponte-a, nem por brincadeira e mesmo desmuniciada, para pessoas ou animais. A segurança é primordial na prática de tiro. A concentração também é muito importante neste esporte, e um momento de brincadeira irresponsável é sinal de distração, podendo fazer com que o portador da arma eventualmente se esqueça que ela está municiada, podendo causar sérios acidentes com um disparo acidental.

O segundo cuidado é com o local de tiro, que deve ser protegido da passagem inesperada de pessoas ou animais. Também devemos escolher muito bem o aparador do alvo (uma parede, um barranco, ou qualquer coisa do gênero), que deve ser de uma espessura suficiente para que o projétil não o transpasse e de altura e largura que evitem que o tiro vá para um local não desejado, tanto acima como nas laterais do aparador.

Para evitar que eventuais projéteis ricocheteados firam os olhos, é importante utilizar óculos de proteção, principalmente em curtas distâncias. Atirar em objetos duros aumenta o perigo dos chumbinhos ricocheteados.

Uma vez praticando os primeiros cuidados básicos, é importante no manejo de QUALQUER TIPO DE ARMA, controlar a direção do cano e manter o dedo fora do gatilho quando não estamos fazendo a visada no alvo. Controlar a direção do cano, significa não apontar a arma para qualquer lugar, tendo a exata noção que um eventual disparo acidental não colocará ninguém em risco. O ideal é sempre manter o cano apontado para baixo (obviamente, não para o seu pé). Manter o dedo fora do gatilho também ajuda a evitar muitos acidentes, pois um soluço, um espirro ou simplesmente uma desatenção do atirador, pode fazer com que o tiro saia antes do tempo e em uma direção não desejada, outra vez podendo causar acidentes. Por este motivo, só coloque o dedo no gatilho quando estiver fazendo a visada em seu alvo.

Na momento de verificar os seus tiros no alvo, lembre-se, além de ter a arma desmuniciada, de manter o controle da direção do cano, o dedo fora da tecla do gatilho e, nos casos em que este dispositivo existir, deixar a arma devidamente travada.

Quando compramos uma arma de pressão, geralmente estamos pensando ou em aprimorar nosso tiro com munição mais barata, ou simplesmente em diversão. Mas uma arma é sempre uma arma, e antes ou durante este tipo de diversão, não devemos ingerir bebidas alcóolicas, ou poderemos fazer vista grossa para vários preceitos de segurança. Como ouvi muitas vezes de meu intrutor de tiro na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, teremos "um acidente se construindo".

Lembre-se sempre, como um mantra, de CONTROLAR A DIREÇÃO DO CANO E MANTER O DEDO FORA DA TECLA DO GATILHO.

Se for deixar a arma de chumbinhos na mão de um adolescente, o oriente sobre a segurança no tiro, e sempre esteja presente nestes momentos de diversão. Siga os preceitos básicos de segurança e divirta-se!

Não deixe de conhecer o site http://www.tocandira.com.br, com artigos sobre armas de pressão, facas e canivetes, incluindo um fórum sobre os temas relacionados.

Um comentário: